Em tempos de coronavírus e quarentena, precisamos ter cuidado redobrado com a nossa saúde mental. Lembre-se: é importante ter uma alimentação saudável, o corpo saudável (exercícios físicos) e a mente saudável. Esse equilíbrio é fundamental para a nossa saúde.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o Brasil como líder em volume de pessoas ansiosas do mundo, com 18,6 milhões de brasileiros. Isso representa cerca de 10% da população convivendo com o transtorno. O período de quarentena por pandemia de coronavírus pode contribuir para agravar ainda mais o cenário, desencadeando um estado de estresse e ansiedade permanentes que podem fragilizar o sistema imunológico e debilitar o equilíbrio mental.
Mas podemos ficar atentos a pequenas atitudes que podem otimizar essa situação, evitando problemas maiores:
1. Use a tecnologia a seu favor
A tecnologia é uma grande aliada para o equilíbrio da saúde mental durante a quarentena. Aproveite as redes sociais para manter contato com familiares, amigos e colegas de trabalho. Por mais que o contato pessoal não seja possível, ligações e videochamadas podem facilitar as relações e amenizar os impactos da distância. Além disso, é possível encontrar filmes, séries, livros, tutoriais e jogos gratuitos voltados para diversas atividades.
2. Mantenha-se ativo
Apesar da tecnologia ser uma aliada, evite desenvolver uma rotina sedentária. Diversos educadores físicos e professores de várias modalidade estão disponibilizando programas de atividade física para fazer de forma orientada e segura em casa. Atividades manuais estimulantes, como artesanato e gastronomia, também são boas alternativas.
3. Evite o excesso de informação
O excesso de informações pode causar picos de ansiedade constantes. Evite ficar com televisões e rádios ligados o dia todo consumindo notícias sobre o coronavírus. Claro, é importante se informar diariamente, porém, não é necessário ficar ligado o tempo todo nos telejornais ou celular. Uma dica é escolher períodos do dia para acompanhar os noticiários e utilizar o resto do tempo livre para praticar atividades físicas e manter a rotina de trabalho e da família.