Nossas memórias estão associadas a emoções e, por sermos humanos, temos a capacidade de recuperá-las intencionalmente. Podemos viajar mentalmente para reviver o que nos tocou. Assim, a nostalgia se refere àquela vontade de querer reviver o passado, voltar a um momento ou a circunstâncias que não existem mais.
Especialistas esclarecem que, apesar de ser uma emoção que pode causar uma espécie de tristeza, seus efeitos são benéficos para o bem-estar psicológico. A nostalgia nos ajuda a nos definir, a reafirmar nossos sentimentos e a aumentar o sentido que damos a nossa vida.
Quando nos sentimos sozinhos, tendemos a relembrar situações ou experiências com pessoas que amamos e este pode ser um mecanismo natural para superar a percepção de solidão. Alguns estudos mostram, inclusive, que relembrar momentos passados nos ajuda a olhar para o futuro com uma perspectiva otimista.
Às vezes passamos pelos acontecimentos ou experiências da vida de forma superficial e, quando menos pensamos nisso, tudo já aconteceu e não podemos mais voltar. Por isso, saber que aquele momento será o protagonista de uma lembrança no futuro, e saber que gostaríamos de revivê-lo ainda que por um momento, pode nos ajudar a desfrutar ainda mais do presente.
Portanto, da próxima vez que você encontrar amigos, receber grandes notícias ou concluir um projeto importante, saboreie. Saia de si mesmo por um momento para compreender totalmente a essência de tudo isso. Suas experiências atuais serão as memórias do futuro. Viva-as cem por cento e da melhor maneira que você puder, pois nada dura para sempre.
@amenteémaravilhosa